Uma biblioteca no meio do calçadão

Por Kamila Santos Se o Bondinho da Rua XV de Novembro não funciona mais para o transporte de passageiros (de fato, nunca o fez em Curitiba – o veículo em questão foi trazido de Santos, SP), desde 2010 ele vem levando seus visitantes por uma viagem através do mundo da literatura. Restaurado e com nova…

Arte Contemporânea paranaense em destaque

Por Kamila Santos É impossível passar pela esquina entre a Desembargador Westphalen e a Emiliano Perneta sem notá-lo. O imponente prédio vermelho que se destaca no centro da cidade abriga as 1500 obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, que conta com pinturas, esculturas, gravuras e desenhos, entre outras obras de arte….

Mergulhando no mundo das Histórias em Quadrinho

Por Kamila Santos Um paraíso para os amantes de histórias em quadrinho. Espaço integrante do Solar do Barão, a Gibiteca de Curitiba é um daqueles lugares para se passar uma tarde inteira imerso no universo das hqs. O acervo tem mais de 30 mil títulos, que contemplam vários gêneros de quadrinhos – mangás, infantis, histórias…

O doce sabor da tradição

Por Kamila Santos O tempo parece ter parado no prédio número 374 da Rua XV de Novembro, coração do centro de Curitiba. Os toldos verdes e a placa indicam: “Confeitaria das Famílias”. Na fachada, placas com homenagens do poder público a um dos estabelecimentos mais tradicionais da cidade. Fundada em 1945 pelo imigrante espanhol Jesus Alvarez…

For dancers only (or not)

Só o Soul Salva! é uma festa pra quem quer explorar estilos musicais, conhecer gente que foge do padrão e dançar como se não houvesse amanhã. A programação é temática e bastante variada: vai de James Brown a Michael Jackson. No dia 24 de dezembro, vai rolar um especial de Natal, o Funky Christmas. Pra…

Um século de história

Com 100 anos de existência, o SESC Paço da Liberdade é um importante monumento da capital. Em estilo Art Noveau, a construção já serviu de sede para os poderes legislativo e executivo de Curitiba. Além da carga histórica, o espaço recebe inúmeros projetos culturais, como exposições, apresentações musicais e oficinas. Além disso, abriga uma biblioteca…

Cinema para todos

Curte cinema? Melhor ainda quando é de graça? Então a Cinemateca de Curitiba é a escolha perfeita pra você! Idealizado em 1975, o espaço exibe filmes de diversos gêneros e períodos e é reduto dos cinéfilos da capital. Por causa disso, é muito comum rolarem bate-papos e debates após a exibição dos longas. Além de…

27 anos de Polônia em Curitiba

Circulando desde 1989, o pierogi do Tadeu já é famoso nas feirinhas de Curitiba. Pra quem não conhece, a iguaria polonesa é um pastel assado com recheio e molho. No caso do Tadeu, os recheios são de ricota com batata ou pernil com repolho. Existem duas opções de molho: calabresa ou champignon. Para os amantes…

Tradição servida à mesa

Quem deseja comer o prato típico de Curitiba não pode deixar de ir à Mercearia Fantinato. O barzinho é encantador tanto por sua decoração, inspirada em artefatos antigos espalhados pelas paredes, quanto pelo ambiente familiar, que lembra casa de avó. O local é especialista na preparação da carne de onça, uma iguaria produzida com carne crua, cebola, sal,…

Cafés com história

Fundado em 1958, o Mercado Municipal de Curitiba é um tradicional mercado público conhecido pela variedade de frutas e verduras oferecidas em seu interior. Para quem não sabe, o local apresenta cafeterias, no maior estilo parisiense, com opções para agradar todos os tipos de paladares quando o assunto é café. O cardápio varia do puro…

O olho que todos veem

Planejado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, em 1967, o Edifício Presidente Humberto Castelo Branco foi transformado, 23 anos depois de sua inauguração, no tradicional ponto turístico Museu Oscar Niemeyer. O prédio passou por adaptações e ganhou um anexo, popularmente chamado de Olho. Voltado para receber as mais variadas expressões artísticas, o local também apresenta…

Aconchego com aroma de café

Quem caminha distraído pela Praça Santos Andrade pode não perceber a aconchegante e pequenina cafeteria de esquina ao Teatro Guaíra. Fundada em 2008, o Fingen Café tem o melhor cappuccino com avelã da cidade. A fórmula, inclusive,  foi criada pela dona do local. E não é só a decoração, com mesinhas quadradas, cercadas por fotografias cedidas…